segunda-feira, 27 de abril de 2009

Profissões curiosas

Engenharia Florestal

Você pode pensar que a Engenharia Florestal é uma profissão nova. Já que a mobilização pró-verde está virando tendência entre empresas e a população mais engajada, após evidências dos prejuízos causados pelo aquecimento global no século XXI. Mas, em 1825, em Tharandt – Alemanha, a primeira escola a profissionalizar especialistas em ciência florestal iniciou suas atividades. Então, podemos perceber que a preocupação com a natureza nasceu muito antes da revolução industrial, um dos principais adventos que provocaram a bolha de poluição e destruição de nosso “pequeno” e “frágil” planeta.

No Brasil, a engenharia florestal foi muito importante para tentar recuperar os estragos feitos na Ditadura Militar que quis “desbravar” as partes verdes intocadas de nosso país. Com o lema “Integrar para não Entregar”, foi construída a Transamazônica, obra faraônica que cortou o norte brasileiro. A corrida pela busca de fontes alternativas de energia, após o embargo árabe de importação de petróleo ao ocidente, fez com que o governo concedesse diversos incentivos fiscais para empresas de reflorestamento, pois a exploração do carvão vegetal, lenha e álcool metílico se tornou essencial para a economia nacional. Ocorre que muitas das empresas cumpriram seu papel trazendo árvores exóticas que empobreciam o solo fértil deste país. Nasce aí o planejamento...a engenharia florestal brasileira que estudou a melhor forma de reflorestar o que ainda podia ser salvo.

O engenheiro florestal tem como atividade estudar os recursos florestais e elaborar projetos de reflorestamento. Ele busca harmonizar o projeto ambiental com a produção econômica, através de estudo das sementes, visando o melhoramento genético das espécies vegetais e suas condições de adaptação ao meio ambiente.

O curso superior possui duração de 5 anos e o aluno irá ter as seguintes disciplinas:
Ecologia, Biologia, Tecnologia Florestal, Matemática, Estatística, Física, Química, Botânica, Zoologia, Processamento de Dados, Solos, Topografia e Climatologia.

Para mais informações, visite o site da Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais.

Um comentário:

  1. Eu gostei do post porque ele foi bastante informativo. Eu não fazia mesmo idéia do que vinha a ser a tal da engenharia florestal.
    Sobre a parte histórica, da fundação da escola alemã, fiquei com vontade de pesquisar um pouco... 1865 não parece, para mim, tão distante da Revolução Indistrial; na Inglaterra, ela data mesmo do meio do século XVII, mas duvido que já nessa época houvesse alguma consciência dos estragos que a queima de carvão causa... "Por que então fundar a tal escola?" se tornou uma pergunta importante para mim... :)
    Bom texto!
    Abraços

    ResponderExcluir