terça-feira, 7 de abril de 2009

Profissões curiosas


Metereologia:

Enquanto trabalha, você vê pela janela dias lindos passarem e se sente preso dentro de uma sala. Isso te deixa angustiado. E você só pensa numa tarde na piscina ou na praia. Que vontade de ficar sem fazer nada, olhando as marolas do mar. E você tem a brilhante ideia: “Quando chegar o final-de-semana: vou para o litoral!”. E quando chega a sexta-feira você já espera pela previsão do tempo dos próximos dias.

- E chega uma frente fria vinda da Argentina para acabar com o fim-de-semana...

É...o carrasco da folga ensolarada é o metereologista. Mas ele não serve apenas para te deprimir, frustrando viagens, mas também prevê catástrofes climáticas causadas pelo aquecimento global. Atualmente esse profissional se tornou um grande mensageiro da mãe Natureza, pois ele nos avisa todos os dias que o ritmo da vida humana na Terra já está prejudicando o ciclo natural. Por isso, temos fenômenos como El Nino e El Nina. E ele também é um grande parceiro dos agricultores que podem se apoiar nas previsões para decidir qual será o melhor plantio no período.

Se você possui interesse em trabalhar com previsão do tempo precisará ter ótimo conhecimento de matemática e física, além de ter intimidade com computadores. E poderá se especializar nas áreas seguintes: Agrometeorologia, Climatologia, Hidrometeorologia, Sensoriamento Remoto, Meteorologia Ambiental e Radiometeorologia.

Esta profissão é tão séria que virou até instituto governamental --> acesse INMET

Um comentário:

  1. Realmente, é uma profissão curiosa, mas o texto não satisfaz todas as curiosidades. Como virar meteorologista? Onde estudar? Quanto ganha? Onde pode trabalhar?

    ResponderExcluir