terça-feira, 5 de maio de 2009

Profissões curiosas

Neurolinguísta

O neurolinguista é o profissional que estuda a relação entre o cérebro e a linguagem. Como o cérebro processa a cognição? Afinal, as pessoas podem interpretar a mesma frase de formas diferentes. Veja abaixo:

Eu não disse que ele roubou o livro.
Eu não disse que ele roubou o livro.
Eu não disse que ele roubou o livro.
Eu não disse que ele roubou o livro.
Eu não disse que ele roubou o livro.
Eu não disse que ele roubou o livro.
Eu não disse que ele roubou o livro.

A frase é a mesma, mas a entonação em cada palavra muda totalmente o seu sentido.

E o que leva a pessoa a entender a frase de tantos modos? A Neurolinguística acredita que o comportamento humano é dependente do pensar e das emoções da pessoa. E por isso ensina a programar os pensamentos e sentimentos do indivíduo para que ele possa alcançar seus objetivos, curar uma fobia, ter motivação, facilitar aprendizagem e facilitar o relacionamento com o próximo.

A técnica mais simples utilizada na neurolinguística é o ato de planejar os seus objetivos daqui um, cinco e dez anos, anotando as metas em um papel. A partir do momento em que você tem uma programação e o compromisso representado no papel, você começará a traçar o caminho para chegar no resultado de uma forma mais motivada do que se tivesse deixado os pensamentos soltos na mente. Quando se tem os objetivos claramente definidos é mais fácil alcançar o sucesso.

O profissional neurolinguista também ensina a lidar com os 4 tipos de pessoas existentes e seus canais de comunicação. Após responder um questionário específico, você é definido como: analítico, empreendedor, expressivo e afável. E essa informação é cruzada com o canal de comunicação: pessoa visual, pessoa audita ou cinestésica. Esse tipo de informação é muito divulgada em palestras no setor empresarial. Assim os líderes aprendem a lidar com seus subordinados e "explora" melhor a capacidade de cada um de acordo com suas peculiaridades.

Sabe aquele aluno que não tem caderno, não anota nada e ainda tira nota satisfatória na prova? O neurolinguista explica que esse tipo de pessoa é classificada como "auditiva". Apenas prestando atenção no que é dito, ela processa essa informação e não sente necessidade de estudar. Esse tipo de pessoa tem facilidade de gravar nomes. Já a pessoa visual grava bem a fisionomia da pessoa, mas nunca lembra o nome dela. E o cinestésico tem a necessidade incontrolável de sentir, tocar e provar. Logo, ele só aprende praticando. E, por assim, vai.


Interessou-se pela profissão de neurolinguista ou pelo tratamento? Acesse o site da Associação Brasileira de Programação Neurolinguística.

2 comentários:

  1. Interessante. Essa profissão certamente tem muito em comum com as artes cênicas, muito legal.

    ResponderExcluir
  2. Eu lido com lingüística, e me deixou satisfeito ver um pedacinho dessa ciência divulgada aqui. Só acho que talvez se pudesse ter tratado da neurolingüística de forma menos focada em seu papel de ciência à serviço das grandes empresas (essa coisa motivacional toda...). Acredito que ela seja um tanto mais que isso.

    E um toquezinho: "neurolinguista" não leva acento agudo.

    ResponderExcluir