sexta-feira, 8 de maio de 2009

Leitura de Canto

Adriano Roberto Villa dos Santos, 35 anos, natural de São Paulo, faz parte dos ciclos profissionais de criação mais atuais do mercado, os profissionais que criam arte para internet. Designer gráfico, ele cria e desenvolve peças promocionais para Home Vídeo, porém, quando criança sonhava em ser cantor, ator ou músico, e não fugiu muito da arte e da criação, quesitos importantes para sua profissão.

Com nove romances e sete livros de poesia escritos, dentre eles Além dos Portões e O Semeador,
Villa iniciou o processo de escrita ainda na adolescência, quando escutava músicas internacionais, mas não sabia o significado. Ele escrevia seus textos com base no ritmo das músicas, iniciando assim um processo de criação poética. Anos depois, surgiram os romances, depois os contos e os CDs conceituais, como exemplo do CD Hamlet de Shakespeare e depois o House of Bones que foi baseado em seu segundo romance escrito A Casa de Ossos e interpretado pelo Versover.

Com sua paixão pela literatura, Adriano supera a grande dificuldade de publicar seus livros. “As grandes editoras hoje em dia não costumam apostar suas fichas em autores desconhecidos, elas preferem dar passagem para autores já conhecidos, pois livro também é negócio, e não abrimos uma empresa pensando nos possíveis naufrágios de escritores”.

A realidade cultural do país é um incômodo para o artista, afinal, paixão profissional não enche barriga. Mas Adriano não se deixa abater, ele continua escrevendo, mesmo sem uma clara oportunidade de lançar um livro no mercado. “Sinto prazer em criar uma história. Isso não deixa de ser um novo mundo, com pessoas criadas na mente do autor. Mundos que infelizmente acabam sendo jogados e abandonados em algum canto”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário