terça-feira, 12 de maio de 2009

Mundo pós-moderno e suas profissões

Após os avanços tecnológicos muitas profissões estão marcadas para deixar de existir. Há quem acredite que em breve não teremos mais cobrador de ônibus, carteiro, ascensorista, corretor de imóveis, pois suas funções serão realizadas por máquinas auto-suficientes. Se alguém quer comprar uma casa, irá pesquisar um imóvel pela internet e poderá visualizar o local com imagens 3D. Quando for abastecer o seu automóvel, basta usar o auto-atendimento do posto de combustíveis (muito comum na Europa). As profissões que serão automatizadas estão classificadas como intermediárias de serviço e por isso são mais vulneráveis à substituição.

Ok, entendemos que a tecnologia irá descartar algumas profissões, mas o que ela trará de novo para o mercado de trabalho? De acordo com Fábio Cenati, diretor corporativo de Recursos Humanos da Alstom do Brasil, o profissional terá seu trabalho facilitado e poderá desfrutar de maior tempo de lazer. "A tendência é ter mais tempo livre para o lazer, por isso acredito que o segmento de Turismo cresça bastante". Outra indicação que a área de atuação voltada para o lazer conquista mais espaço é de que o Mc Donald's está empregando mais que a Volkswagen. (O Mc Donald's é considerado como parte das empresas de atividade de lazer)

O setor - que também irá crescer bastante - está ligado as entidades que possuem cuidados profissionais para a terceira idade. A população de idosos está crescendo a cada ano e eles podem consumir mais em lazer e também precisam de cuidados específicos que garantam a vivência com qualidade.

Aliás, qualidade de vida é o que importará mais ao trabalhador no século XXI, pois a satisfação no trabalho é o que levará ao sucesso. Logo, a carreira será escolhida pelo prazer que ela proporciona e não apenas pelo dinheiro. A especialização, a reciclagem de conhecimento e possuir diversas formações são outros fatores que serão muito importantes na escolha dos candidatos aos empregos. Para Fábio, MBA e pós-graduação não será mais tão relevantes. "Não que eu seja contra à realização destes cursos, mas é que daqui a algum tempo, eles não serão mais considerados como um diferencial no currículo do candidato, se tornando comuns." Nota-se então que quem estiver preparado e com estusiasmos para exercer sua profissão se destacará e terá mais oportunidades de crescimento no mercado de trabalho.

Em breve falaremos sobre as novas profissões que já surgiram neste cenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário