sexta-feira, 27 de março de 2009

Seja uma formiga

Viviane, 22 anos, é mais uma dentre os milhões de estudantes que sobrevivem a uma rotina desgastante de trabalho e estudo.

Até que ponto vale acreditar nesta rotina? Devemos seguir as pegadas marcadas no asfalto?


Mesmo com a rotina desgastante, Viviane Sampaio Gonçalves, agradece a Deus diariamente. Ela ajuda pessoas que verdadeiramente necessitam. Estudante de direito, atua em uma ONG
que defende os direitos humanos, entra com ações para indenizações de familiares que perderam seus filhos (que cumpriam medidas sócio-educativas em instituições de internação como a FEBEM, atual Fundação CASA), buscando o aperfeiçoamento do trabalho relacionado a direitos humanos, trazendo o acesso a justiça e medicamentos.
"É altamente gratificante ver que depois de anos de rotina exaustiva, de estudo e trabalho, podemos ajudar as pessoas, acreditando que nossas ações de trabalho farão com que o estado tome consciência dos males que vem fazendo. A confiança que os familiares depositam em nosso trabalho é tão grande que para muitos deles o valor que receberão em uma causa ganha, não vale tanto quanto a punição do Estado."
Mas como todas as profissões, existem os pontos negativos, e no caso de Viviane, não seria diferente, ela fala sobre o desrespeito da sociedade perante seu trabalho na ONG, principalmente por tratar dos Direitos Humanos. "As pessoas acham que direitos humanos são direitos de bandidos e marginais, quando na verdade, são direitos de todos os seres humanos, de ir e vir, direito ao trabalho, a educação, princípios básicos para vida."
A (futura doutora) Viviane ama o que faz. Ela acredita que esse é um trabalho de formiguinha, e que um dia, mesmo não podendo estar lá pra ver o resultado, seu trabalho mudará parte do cenário de violência cometida pelo estado, trazendo uma maior conscientização das pessoas para os direitos humanos.

2 comentários:

  1. É um grande orgulho ter a Vivi na equipe da Conectas. Tenho certeza de que só coisas boas e um futuro brilhante a esperam!
    O trabalho de formiguinha, feito com dedicação e inteligência, é capaz de mudar coisas grandes. Parabéns pelo trabalho.
    Eloísa Machado, coordenadora da Conectas

    ResponderExcluir
  2. Camilla, a personagem é ótima, mas fiquei em dúvida se tem a ver com a proposta do blog, uma vez que ela está satisfeita com a opção profissional.

    ResponderExcluir