quarta-feira, 25 de março de 2009

Sempre tem alguém mais atualizado que você

“Se você ainda não sabe qual é a sua verdadeira vocação, imagine a seguinte cena: Você está olhando pela janela, não há nada de especial no céu, somente algumas nuvens aqui e ali. Aí chega alguém que também não tem nada para fazer e pergunta: Será que vai chover hoje?
Se você responder "com certeza"... a sua área é Vendas: O pessoal de Vendas é o único que sempre tem certeza de tudo.
Se a resposta for "sei lá, estou pensando em outra coisa"... então a sua aérea é Marketing: O pessoal de Marketing está sempre pensando no que os outros não estão pensando..
Se você responder "sim, há uma boa probabilidade"... você é da área de Engenharia: O pessoal da Engenharia está sempre disposto a transformar o universo em números.
Se a resposta for "depende"... você nasceu para Recursos Humanos: Uma área em que qualquer fato sempre estará na dependência de outros fatos.
Se você responder "ah, a meteorologia diz que não"... você é da área de Contabilidade: O pessoal da Contabilidade sempre confia mais nos dados no que nos próprios olhos.
Se a resposta for "sei lá, mas por via das dúvidas eu trouxe um guarda-chuvas": Então seu lugar é na área Financeira que deve estar sempre bem preparada para qualquer virada de tempo.
Agora, se você responder "não sei"... há uma boa chance que você tenha uma carreira de sucesso e acabe chegando a diretoria da empresa.
De cada 100 pessoas, só uma tem a coragem de responder "não sei" quando não sabe. Os outros 99 sempre acham que precisam ter uma resposta pronta, seja ela qual for, para qualquer situação.
"Não sei" é sempre uma resposta que economiza o tempo de todo mundo e predispõe os envolvidos a conseguir dados mais concretos antes de tomar uma decisão.
Parece simples, mas responder "não sei" é uma das coisas mais difíceis de se aprender na vida corporativa.
Por quê?
Eu sinceramente "não sei".”

Inicio meu post de hoje, com este texto, que é atribuído tanto a Max Gehringer (comentarista corporativo, autor de oito livros sobre o mundo empresarial) , quanto a Antonio Ermírio de Moraes (Mega empresário Brasileiro), quem é o verdadeiro autor? Sinceramente, eu não sei. (sem querer me aproveitar da situação).
Concordo em número e grau com o autor, que assumir que não sabemos alguma coisa, principalmente em nosso ambiente de trabalho é bem difícil, mas também penso que não precisa, nem deve ser sempre assim, afinal de contas, alguma coisa a gente tem que saber... cada vez mais, o mercado de trabalho exige profissionais atualizados, formação superior e uma língua estrangeira são básicos, isso exige tempo e dinheiro, disso todos nós sabemos, mas onde eu quero chegar com esta conversa? Se tratando de formação profissional, ou você engole o mundo, ou ele engole você, pois como tudo a nossa volta está em constante mutação, todos os dias sabemos de casos, de profissionais formados nas mais diversas áreas, entregando currículo para vendedor de sapato, e o que é pior, não foram chamados para o cargo, motivo: alguém mais qualificado já levou. Nessas horas nos vem à mente a célebre dúvida, mas onde foi que eu errei? Fiz faculdade, fiz inglês (no colégio, mas fiz), então porque não consigo um bom emprego? Uma amiga minha sempre diz: - “Fique calmo, você vai conseguir, sempre tem alguém que é mais burro que você”. Posição um tanto acomodada, na minha opinião, deve ser por isso que ela não terminou um curso técnico que fazíamos juntas, e hoje está desempregada. Para competir com garra é preciso ter em mente que sempre haverá alguém mais preparado que você, então, não pare no tempo, atualize-se, procure saber sempre mais, quando não souber de algo, admita, mas não deixe por isso mesmo. Não use como desculpa o fato não ter tempo ou não ter dinheiro para aprender um pouco mais, basta procurar, existem muitas faculdades oferecendo graduações gratuitas, não se deixe levar pela idéia de que deverá ser um curso ruim, a qualidade de qualquer aprendizado quem faz é você.

Deixo aqui a dica sobre quatro cursos gratuitos no Senac que ainda há possibilidade de inscrição (pois para quem não ficou sabendo, desde o ano passado foram abertas inscrições para 22 mil vagas gratuitas no Senac São Paulo). Agente de Desenvolvimento Local, Empreendedor de Pequenos Negócios, Gestor de Projetos Sociais e Agente Socioambiental. Para participar, os interessados devem ter concluído o Ensino Fundamental, idade mínima de 18 anos e renda familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo. Mais informações no site
www.sp.senac.br/santoandre ou pelo telefone 2842-8300

Um comentário:

  1. Renata, como jornalista vc não pode publicar um texto cuja atribuição é duvidosa ou questionada. O seu papel é apurar quem é o verdadeiro autor do texto. Gostaria que vc fizesse isso, ainda em relação a este texto, que é muito divertido, por sinal. Obrigado.

    ResponderExcluir